Um pulmão gigante de 190 metros quadrados, em exposição em Brasília, quer conscientizar a população sobre os malefícios do fumo e sobre as várias doenças que podem se desenvolver no órgão. O pulmão inflável pode ser visitado desta quinta-feira até o próximo sábado no espaço interno do Pátio Brasil Shopping.
O Tour pelo Pulmão 2010 é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) em parceria com a Sociedade Brasiliense de Doenças Torácicas (SBDT). Apenas nesta tarde, 500 pessoas visitaram o “pulmão”. A expectativa da coordenação do evento é receber cerca de mil visitas por dia.
Segundo o presidente da SBDT, Benedito Francisco Cabral Júnior, as doenças pulmonares são responsáveis pela maior parte das internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O SUS atende muitos casos de doenças cardíacas e respiratórias. O maior índice de mortalidade na rede pública deve-se à pneumonia. As doenças no pulmão são pouco conhecidas pela população, porém o câncer mais comum é o de pulmão”, afirma o médico.
O pulmão gigante tem sete ambientes. Cada local aborda uma doença diferente. “Os sintomas das doenças são fáceis de ser reconhecidos, mas para isso a população tem que saber os sintomas, pois se os sentir, já sabe que deve procurar um pneumologista.”
Além das doenças, outro tema abordado é o tabagismo. Segundo Cabral Junior, 80% dos fumantes têm vontade de parar de fumar, mas não conseguem. “Se os fumantes viessem aqui para ver de forma ampliada como fica o pulmão de um fumante, talvez eles parassem de fumar”, disse.
(O Dia, 17/06/2010)