A coleta, o transporte, o destino e o reaproveitamento dos resíduos sólidos foi discutido e avaliado em audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira, 16, na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (Cosmam).
A mesa, coordenada pelo presidente da Comissão Especial das Carroças, vereador Beto Moesch, recebeu o secretário-adjunto de Coordenação Política e Governança Local, Luciano Marcantônio, que acompanha o tema devido ao programa de inserção no mercado de trabalho dos carroceiros e carrinheiros, em fase de implantação pela Secretaria. "Vamos promover a inclusão social e a capacitação profissional desta população" declarou.
O diretor de Projetos Sociais do DMLU, Jairo Armando dos Santos, apresentou as três novas unidades de triagem da prefeitura. A proposta do executivo municipal é abrir espaço de trabalho para esta população nas novas unidades do DMLU.
Outra medida do governo será a implantação de um segundo turno de trabalho, a partir das 19h, para agregar os carrinheiros, o que vai dobrar a quantidade de mão-de-obra. O projeto de construção de uma nova Central de Materiais de Recicláveis, na rua Voluntários da Pátria, foi protocolado pela prefeitura no Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), para construção de uma grande unidade de reciclagem. O novo espaço de reciclagem contará com refeitório e banheiros. Atualmente, existem 16 unidades de triagem na cidade conveniadas com o DMLU com 700 trabalhadores.
Na audiência, também foi abordada a questão da redução gradativa de circulação das carroças na cidade. A EPTC apresentou a resolução publicada em 15 de junho, que prevê a instituição do Programa de Redução Gradativa de Número de Veículos de Tração Animal e Veículos de Tração Humana em Porto Alegre, criado pela Lei Municipal 1053/08.
(Prefeitura de Porto Alegre, 17/06/2010)