A poluição do ar aumenta os riscos de problemas respiratórios durante o sono, como apneia, que representa uma conhecida causa de doença cardíaca, segundo estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Avaliando mais de 6 mil pessoas com mais de 39 anos de idade, os pesquisadores descobriram que uma redução na poluição do ar poderia melhorar significativamente a gravidade de problemas respiratórios durante o sono.
Publicados na edição de junho do American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, os resultados indicaram que elevações em curto prazo na temperatura estariam associadas a um pior índice de distúrbio respiratório. E uma pior qualidade do ar reforçaria esses efeitos, aumentando a severidade desses problemas e, consequentemente, os riscos de doença cardíaca.
“As partículas podem influenciar o sono através do sistema nervoso central, assim como nas vias aéreas superiores”, escreveram os autores na publicação. “O sono ruim pode, desproporcionalmente, afetar a população urbana mais carente. Nossos resultados sugerem que um mecanismo para o sono ruim e as disparidades na saúde do sono podem estar relacionadas aos níveis de poluição ambiental”, concluíram os especialistas.
(Blog boa Saúde, 16/06/2010)