A diretoria do Grupo Eldorado Papel e Celulose concedeu entrevista coletiva à imprensa três-lagoense na noite de ontem no Salão de Convenções do Hotel OT.
A mesa foi composta pelo presidente da Eldorado, empresário Mário Celso, Diretor Comercial Sérgio Almeida, Diretor Industrial, Carlos Monteiro e do Diretor de Recursos Humanos, Carlos Rosa. Como convidada especial a ex-prefeita Simone Tebet fez parte da mesa.
Além da imprensa local compareceram jornalistas de diversos órgãos da grande mídia nacional, dentre eles o Estadão, a ABPC que edita a revista O Papel e as agências de notícias Reuters e Ric.
Inicialmente o Jornalista Celso Sartori, responsável pelo Núcleo de Comunicação do Grupo Eldorado fez uma apresentação singular sobre o projeto seguido de um vídeo que ilustrou detalhes da fábrica que será construída às margens direita do Rio Paraná na BR 158 em Três Lagoas-MS. A fábrica deverá consumir investimentos da ordem de RS 4,8 bilhões, dos quais R$ 1 bilhão de recursos próprios e acionistas e os outros de financiamentos via BNDES e Bancos Internacionais, conforme informou Mário Celso.
O Projeto da nova fábrica deverá estar concluído no segundo semestre de 2012. No pico da obra, a Eldorado informa que deverá gerar 8 mil empregos, daí a necessidade de importar mão-de-obra, a exemplo doque aconteceu quando da construção da IP/VCP.
O projeto tem como empresa responsável a Poyre, mesma empresa que construiu a IP e VCP na época.O projeto é moderno e deverá processar 1,5 milhão de toneladas ano de celulose branqueada de fibra curta. O transporte será feito parte por rodovia e parte pela ferrovia.
O Grupo Eldorado Papel Celulose é formado pela composição de outros dois grupos empresariais a saber o Grupo JBS e a MCL Empreendimentos, do empresário Mário Celso. Além desse suporte existe ainda a Florestal Brasil que ficará responsável pelo fornecimento da matéria prima e que projeta florestas da ordem de 210 mil hectares.
Segundo Mário Celso, as florestas estão localizadas nos municípios de Três Lagoas, Inocência, Selvíria, Água Clara, Santa Rita do Pardo e Ribas do Rio Pardo.
Depois de responder aos questionamentos feitos pela imprensa os diretores do Grupo Eldorado convidou a imprensa para acompanhar o lançamento da pedra fundamental que acontecerá neste dia 15 de junho, aniversário de Três Lagoas na Fazenda Santa Vera logo após o desfile cívico e miliatar que marca o natalício da cidade.
Com a chegada de mais uma fábrica de celulose e papel a Três Lagoas, o município deverá ocupar o posto de maior polo industrial do produto no mundo.
(por Ray Santos, Jornal Dia a Dia, 15/06/2010)