Nesta sexta-feira, 18, em Santana do Livramento, será assinada a ordem de serviço para o início das obras da usina eólica Cerro Chato, que a Eletrosul vai implantar na Coxilha Negra, junto à fronteira com o Uruguai.
O novo parque eólico, o primeiro no pampa gaúcho, vai ter capacidade para gerar 33 MW. O investimento é da Eletrosul (90%) e da Wobben (10%), que fabrica os aerogeradores.
A produção no pampa deve iniciar em 2012. A estatal já tem outro projeto, quatro vezes maior, para a mesma região e vai disputar o próximo leilão de energia, marcado para agosto.
Segundo os técnicos da Eletrosul os ventos na região da fronteira são mais fortes do que os de Osório, onde funciona há quatro anos o primeiro e o maior parque eólico do Estado.
Maior crescimento
A energia eólica foi a que mais cresceu em 2009, segundo o balanço do Conselho Global de Energia Eólica.
O crescimento foi surpreendente, aumentando a capacidade instalada de 120,8 GW para 157,9 GW em todo o mundo. Esse crescimento representa três usinas do tamanho de Itaipu.
A China apresentou o maior crescimento, dobrando a sua capacidade, com mais 13 GW em 2009. Os Estados Unidos ainda tem a maior produção, com uma capacidade de 35 GW.
A eólica é a que mais cresce em relação a todas as outras fontes de energia. O mercado de turbinas movimentou, segundo o Conselho Global, 63 bilhões de dólares em 2009.
O Brasil também apresentou um crescimento acelerado, passando de 400 MW para 660 MW a capacidade instalada no país. A meta do governo é promover leilões anuais de compra. para alcançar os 3 GW em 2012
(Jornal JÁ, 15/06/2010)