Está em análise na Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), o processo requerido pela Monsanto do Brasil solicitando à Comissão parecer técnico para importar sementes de soja MON 87701 x MON 89788 para atividades de pesquisa em regime de contenção
O volume a ser importado será de 5,4 quilos oriundos da Argentina. A quarentena será realizada na Estação Experimental de Morrinhos.
Também está sendo avaliado, no mesmo órgão federal, o processo requerido pela Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (COODETEC), com sede em Cascavel, no Paraná, solicitando à CTNBio um parecer técnico para conduzir liberação planejada no meio ambiente de soja contendo os eventos MON 87701 x MON 89788 na unidade operativa de Guaruapuava/PR, numa área de 0.85 ha. O mesmo ocorrerá em ensaios conduzidos na Fazenda Experimental Coamo, em Campo Mourão/PR.
Já para o Rio Grande do Sul encontra-se em análise, também pela CTNbio, a requisição da Fundação Centro de Experimentação e Pesquisa Fecotrigo – FUNDACEP, a respeito da liberação planejada no meio ambiente igualmente das variedades de soja MON 87701 x MON 89788 (Bt/RR2).
A proposta intitulada “Seleção de populações segregantes (F2 e F4) e seletividade de lagarta da soja tolerante ao herbicida e a lagarta da soja (Anticarcia gemmatalis)” tem como objetivo selecionar populações de soja com genes Bt/RR2 que apresentem características agronômicas superiores. A liberação planejada no meio ambiente será realizada na área da FUNDACEP, em Cruz Alta/RS. A área total do experimento será de 17261,20 m², sendo que, a área com Organismos Geneticamente Modificados, será de 8100 m².
(Expresso MT, 14/06/2010)