Os trabalhadores da Portucel Embalagem, pertencente ao grupo espanhol Europac, anunciaram uma greve de dois dias, "prosseguindo a luta na defesa dos seus direitos". Segundo faz saber o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Celulose, Papel, Gráfica e Imprensa, os trabalhadores da Portucel Embalagem vão fazer greve nos próximos dias 17 e 18, quinta e sexta-feira, mantendo igualmente o pré-aviso de greve às horas extraordinárias "por tempo indeterminado", que teve início a 25 de Maio passado.
Em comunicado, o sindicato esclarece que a "luta dos trabalhadores é para protestar e reclamar uma nova atitude da administração que permita desbloquear a revisão do acordo da empresa, onde esta insiste em eliminar ou reduzir mais direitos actuais, discriminar futuros trabalhadores e ameaçar com a caducidade da convenção colectiva".
"Os trabalhadores, na negociação em curso, já deram um contributo significativo ao aceitarem a alteração para pior determinadas cláusulas que permitem à empresa uma diminuição dos custos com o pessoal", adianta o sindicato.
Este é o segundo protesto dos trabalhadores da Portucel Embalagem. Em Maio passado, cerca de uma centena de trabalhadores da Portucel Embalagem de Marrazes, freguesia do concelho de Leiria, estiveram em greve contra a discriminação que dizem estar a ser alvo por parte da empresa.
Além da greve na unidade industrial da Portucel de Marrazes, com produção de caixas de cartão canelado, também as fábricas de Albarraque (Sintra) e Guilhabreu (Vila do Conde) estiveram paralisadas.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Celulose, Papel, Gráfica e Imprensa "nos últimos 10 anos, após a sua privatização, a empresa reduziu em cerca de 30 por cento o número de trabalhadores, ao passar de 502 para os 358 actuais".
O Sindicato faz ainda saber que, de 2002 a 2008, "a Portucel Embalagem teve, no conjunto destes sete anos, mais de 13 milhões de euros em lucros".
"Em 2009, terá tido um resultado positivo, considerado dos melhores dos últimos anos, já que as empresas da embalagem do grupo em Portugal tiveram um lucro superior a 10 milhões de euros.
Contactada pelo Diário de Leiria, fonte da Portucel Embalagem do grupo espanhol disse que "a administração não faz declarações enquanto decorrerem as negociações" com os trabalhadores.
(Diário Leiria, 14/06/2010)