O derramamento de sete mil litros de diesel ameaça a vida animal na Reserva Natural de Fauna Andina Eduardo Avaroa, no departamento de Potosí (sul), advertiram hoje fontes científicas. O coordenador nacional do Programa de Investigação e Monitoramento Ambiental da Liga da Defesa do Meio Ambiente, Marco Octavio Ribera, confirmou o risco existente para a fauna da zona.
Ribera informou que no dia 2 de junho um caminhão cisterna que transladava 15 mil litros de diesel sofreu uma capotagem no caminho mais próximo a Laguna Colorada, no interior da reserva. O ambientalista qualificou o fato como crítico, porque a lagoa é um lugar protegido pela Convenção Relativa aos Umidades de Importância Internacional, especialmente como habitat de aves aquáticas.
Segundo o especialista, o impacto é duplamente negativo porque trata-se de um ecossistema extraordinariamente frágil, visitado por ao redor de 30 mil turistas ao ano. É uma zona semidesértica da Bolívia, onde a água vale ouro e onde qualquer corpo de água que se deteriora é tremendamente mais crítico que em outra parte do país, disse.
Ribera elogiou o acionar dos guarda-ambientais do Serviço Nacional de Áreas Protegidas, que alertaram de maneira imediata sobre o desastre, e instou ao Estado a fazer prevalecer sua autoridade e sancionar à empresa responsável.
(Prensa Latina/EcoAgência, 14/06/2010)