A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) sediou, nesta segunda-feira (14), uma reunião para estabelecer o plano de trabalho para a realização do Inventário Florestal Nacional /Estadual. A apresentação à sociedade é a primeira ação para a realização do inventário, segundo foi definido no termo de cooperação assinado no mês de entre a Sema e o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
O inventário florestal vai permitir o monitoramento da produção florestal, fornecendo informações sobre a qualidade e distribuição florestal, detectando as mudanças na vegetação, no solo e no clima. , estabelecendo séries temporais para análises de cenários e tendências. O estudo, que identificará a quantidade de florestas naturais e plantadas, a recuperação de áreas degradadas e os usos que o agricultor faz da terra, servirá como instrumento para subsidiar as políticas públicas de desenvolvimento, de uso e de conservação ambiental.
A apresentação foi feita pelo diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da Sema, Rafael Ferreira, e pelo gerente executivo de Informações Florestais do MMA, Joberto Veloso de Freitas. Participaram do encontro representantes das secretarias estaduais da Agricultura (Seappa), do Desenvolvimento (Sedai), da Emater, Farsul, Famurs, Fetag, Fiergs, universidades, Ageflor, sindicatos ligados ao setor, ONGs, técnicos da secretaria e da Fepam, entre outros. Um novo encontro ocorrerá em breve para a apresentação das sugestões para o desenvolvimento do estudo.
(Sema, 14/06/2010)