Desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um ônibus movido a hidrogênio e energia elétrica está prestes a ganhar as ruas da Cidade Maravilhosa. A partir de agosto, o veículo apresentado no Riocentro irá circular pelo campus da instituição e, de outubro em diante, deverá assumir a linha que liga os aeroportos Santos Dumont e Galeão. Tudo para que, na Copa do Mundo de 2014, o Brasil possa contar com um transporte público de qualidade inclusive em termos ambientais.
A ideia, segundo o professor Paulo Emílio Valadão de Miranda, diretor do Laboratório de Hidrogênio da UFRJ e criador do ônibus verde, surgiu em 2004. Na época, o projeto foi aprovado e recebeu financiamento do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Petrobras e de mais dois órgãos de pesquisa. Empresas e instituições públicas também apoiaram a iniciativa, em um investimento total de cerca de R$ 10 milhões.
– Já existem ônibus do tipo no Hemisfério Norte, mas a tecnologia que inventamos está à frente. É mais barata e mais eficiente – afirma Miranda.
Ao contrário dos veículos existentes, equipados com pilhas a combustível, o protótipo brasileiro conjuga diferentes fontes de energia. Além das pilhas a hidrogênio, o ônibus conta com baterias semelhantes às usadas em telefones celulares, recarregadas após três horas na tomada, e com um sistema de regeneração de energia cinética – capaz de armazenar o que é produzido em excesso. Toda essa força é canalizada para um motor de tração elétrica e fornece uma autonomia de 300 quilômetros.
O ônibus tem o tamanho e a aparência de qualquer outro veículo do tipo, conta com ar-condicionado e transporta 29 passageiros sentados e 40 em pé.
Para garantir que os testes continuem, Miranda afirma que a Petrobras está instalando uma estação de abastecimento de hidrogênio no campus. Se tudo der certo, a expectativa é de que novos exemplares sejam produzidos nos próximos anos para que, aos poucos, substituam a frota atual.
Visual do coletivo teve inspiração nos cariocas
O desenho do ônibus foi elaborado por três alunas do curso de Design Gráfico da Escola de Belas Artes da UFRJ. Elas venceram um concurso promovido pela universidade para compor a identidade visual do veículo. O desafio, segundo Dandara Dantas, 23 anos, Aline Lima, 22 anos, e Carolina Cadaval, 21 anos, era mostrar, por meio de cores e formas, que o veículo era brasileiro, carioca e sustentável. O resultado foi um ônibus verde, remetendo à natureza e ao Brasil, com linhas brancas associadas à ideia de tecnologia, que tomam a forma do Pão de Açúcar – um dos principais cartões postais do Rio.
(Zero Hora, 14/06/2010)