Imagine o dia em que ônibus em circulação em ruas e avenidas, no lugar do ronco do motor e de um rastro de fumaça preta, deixarem para trás apenas silêncio e vapor d’água.
Agora suponha que, ao tirar o carro da garagem, você não precise mais encher o tanque com gasolina ou álcool: bastará plugá-lo na tomada ou calibrar o cilindro de hidrogênio para pisar no acelerador sem comprometer a saúde do planeta. Esse mesmo veículo, além de ser equipado com um medidor ecológico no computador de bordo, terá espaço extra no capô, porque a mecânica ficará toda dentro das rodas – do motor à suspensão. Utopia? Nem tanto.
Essas e outras ideias foram apresentadas em um evento que reuniu 5 mil pessoas nos pavilhões do Riocentro, zona oeste do Rio de Janeiro, no início do mês. Para mostrar ao mundo o que já existe e o que ainda está por vir em prol de uma mobilidade rodoviária sustentável, a décima edição do Michelin Challenge Bibendum envolveu os grandes nomes da indústria automobilística internacional e apresentou conceitos e protótipos – alguns prestes a entrar no mercado. Confira, a seguir, as principais novidades da feira:
(Por Juliana Bublitz, Zero Hora, 14/06/2010)