Conscientizar e educar a população sobre consumo consciente de água é o objetivo da exposição "Caminhos das Águas", no 4 andar do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Andradas, 1223, na Capital). A mostra com entrada franca - aberta até dia 23, das 10h às 19h, entre terças e sextas, e das 11h às 18h, no sábado - traz dados sobre volumes usados diariamente pela população, pela indústria e pelo setor agrícola.
Promovida pelo Programa de Educação Compartilhada (Peac), grupo coordenado pelas secretarias estaduais do Meio Ambiente (Sema) e da Educação (SEC), a exposição foi montada com base no DVD "Caminhos das Águas", desenvolvido pelo Estado, que aborda temas como a situação atual da natureza, o gerenciamento dos recursos hídricos no Rio Grande do Sul, as bacias hidrográficas e as formas de preservação. "É uma maneira de mostrar que precisamos mudar nosso comportamento tanto em casa quanto no trabalho. A exposição visa ampliar os conhecimentos do público, para que haja maior preservação", salientou a assessora de educação ambiental da Sema Lilian Zenker.
O Peac promove a formação de agentes que trabalham na preservação do meio ambiente. Quem for até a exposição terá oportunidade de conferir uma série de informações sobre consumo e volume de recursos hídricos brasileiros. O país tem 13,7% da água doce que pode ser consumida, além da maior área úmida continental, situada na região do Pantanal, e a maior extensão de florestas alagadas, na Amazônia.
A água no mundo
Consumo de água entre as diferentes populações:
- Canadenses: 600 litros/dia
- Norte-americanos: 350 litros/dia
- Europeus: 200 litros/dia
- Brasileiros: 187 litros/dia
- Africanos da região subsaariana: 20 litros/dia
- Segundo a OMS, o ideal para o ser humano é utilizar até 50 litros de água por dia.
O volume de água usada na produção:
- 1 litro de cerveja: 5,5 litros de água
- 1 quilo de arroz: 2,5 mil litros de água
- 1 quilo de carne bovina: 17,1 mil litros de água
- 1 quilo de frango: 3,7 mil litros de água
- 1 quilo de batata: 132 litros de água
(Correio do Povo, Peac, 14/06/2010)