Um tanque metálico com marca da empresa petrolífera British Petroleum (BP) chegou neste domingo, arrastado pela maré, à praia de Panamá City, no Estado americano da Flórida, informaram as autoridades, que interditaram a praia por um dia.
Ainda não foi determinado se o tanque, com capacidade de 2.080 litros e que derrama pequenas quantidades de óleo, provém da plataforma petrolífera Deepwater Horizon, que explodiu no dia 20 de abril e afundou dois dias depois.
O acidente de abril, que matou 11 trabalhadores da plataforma, provocou um vazamento de petróleo ainda não solucionado no golfo do México, que se tornaria a maior catástrofe ambiental da história dos Estados Unidos.
O tanque de aço inoxidável foi encontrado na praia no sábado, indicou hoje o subchefe da Polícia do Condado Bay, Ray Maulbeck, em declarações à emissora "CNN".
Maulbeck acrescentou que não se sabe quanto petróleo havia no tanque.
Panamá City, no litoral noroeste da Flórida, ainda não foi prejudicada pela chegada de bolas de alcatrão ou outros sinais do petróleo derramado pelo poço da BP.
A porta-voz do condado, Valerie Lovett, disse à televisão que o tanque foi levado ao posto local da Guarda Costeira e será levado à Louisiana como parte dos materiais que serão analisados nas investigações do acidente. A praia foi reaberta ao público hoje, indicaram as autoridades.
(Efe, Folha.com, 12/06/2010)