A Organização Não Governamental Solidariedade apresentou ao secretário de Governança Local, Cezar Busatto, a proposta de retomada do Projeto de Transformação Socioambiental (CTSA), conforme protocolo de intenções assinado em agosto de 2008. A implantação do projeto prevê a constituição de uma cooperativa de produção e prestação de serviços. Na primeira etapa, a cooperativa irá produzir blocos de concreto para pavimentação de ruas ou para uso da construção civil. "Estamos diante de um projeto social que irá beneficiar e capacitar pessoas com reaproveitamento de materiais", disse Busatto.
Já na segunda etapa, os cooperativados irão transformar garrafas PETs em outros produtos. A utilização de blocos de concreto para pavimentação comunitária foi abordado pelos participantes da reunião, como alternativa para melhoria da qualidade de vida das comunidades. Além disso, a capacitação de mão-de-obra de jovens e adultos envolvidos em projetos da prefeitura também constará nas metas.
O projeto foi apresentado pelo coordenador da ONG Solidariedade, Sérgio Amaral, durante a reunião que contou com a participação de representantes da Procuradoria Geral do Município (PGM), Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) e da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov).
O reaproveitamento dos resíduos sólidos de obras e reciclagem de subprodutos é o principal objetivo do projeto que será mais uma ação de governança da Prefeitura de Porto Alegre. Os materiais produzidos estão sendo analisados por uma equipe técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). A proposta já conta com apoio do Sinduscon-RS e outros parceiros. "Nosso trabalho tem por objetivo a reinserção dos recicladores no trabalho coletivo e melhoria na sua renda, a promoção da educação ambiental e a destinação correta dos resíduos da construção civil", disse o coordenador da ONG Solidariedade.
(Prefeitura de Porto Alegre, 11/06/2010)