O Brasil tomará medidas para tentar reduzir em 80% o desmatamento da Amazônia e em 39% a emissão de gases de efeito estufa até 2020, conforme compromisso assumido na última Conferência Mundial do Clima (COP15), na Dinamarca, em dezembro do ano passado, reafirmou nesta quinta-feira, em Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"O Brasil se comprometeu na Dinamarca. Quando a gente vem aqui e demarca mais uma área de preservação é porque vamos cumprir aquilo que assinamos custe o que custar. Vamos controlar o desmatamento", disse Lula, ao assinar um decreto de criação de unidades de conservação e parques nacionais.
Na capital baiana, o presidente também participou das cerimônias de entrega de diplomas do Programa Próximo Passo, de formação de profissional de trabalhadores, de entrega da restauração do Palácio Rio Branco e do lançamento do plano de reabilitação do centro antigo de Salvador.
"O País da destruição acabou, o País do desleixo acabou, da irresponsabilidade acabou. Queremos recuperar o centro histórico de Salvador, mas vamos recuperar sem tirar os pobres de lá. Faremos isso trabalhando junto com eles, oferecendo oportunidades", afirmou Lula.
(Terra, 11/06/2010)