Mais de 40 barcos retiraram cerca de 3,5 toneladas de lixo do lago Guaíba nesta quinta-feira (10). O Mutirão de Limpeza: Pescando Lixo, Salvando Rios e a Operação Limpeza de Praias está em sua terceira edição e abriu oficialmente a Semana Estadual do Meio Ambiente. A atividade é uma promoção da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), com a Colônia de Pescadores Z-5, o Clube Veleiros do Sul e Proa/Guaíba.
Os barcos partiram das ilhas do Delta do Jacuí recolhendo o lixo encontrado e chegaram na prainha do Gasômetro por volta das 14h30. Foram encontradas garrafas plásticas, cadeiras, pneus, mesas, um sofá e até uma máquina de escrever, entre outros dejetos. O material foi depositado no local e recolhido pelas equipes do DMLU - que também apoia o projeto junto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM), prefeituras de Eldorado do Sul e de Guaíba, Sindicato dos Revendedores de Combustíveis (Sulpetro), Grupo Bandeirante Jaime Rolemberg, AMA e POA-10. Ao final do evento foram distribuídas 150 mudas nativas para a população.
Na ocasião, o secretário estadual do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, aproveitou para anunciar o projeto "Pescando lixo", uma parceria da Sema com a Colônia de Pescadores Z-5, que está tramitando no departamento jurídico da Secretaria. "Na época da piracema, de novembro a fevereiro, os pescadores vão recolher lixo do Guaíba. Com isso, pretendemos conscientizar não só os pescadores, mas a população em geral para não jogarem lixo na água", disse o secretário. Já a gestora da APA e do Parque Estadual Delta do Jacuí, Vânia Mara da Costa, acrescentou que o projeto possibilitará que os pescadores continuem trabalhando na época da pesca proibida.
O mutirão contou com as presenças de dezenas de convidados, entre eles o vice-presidente da Fecomércio, Juarez Miguel Venço, o consultor técnico da Farsul, Ivo Lessa, a Coordenadora-Geral da Coordenadoria Estadual da Mulher, Maria Helena Medeiros Gonzalez, o representante da Emater Fábio de Oliveira, o comandante do 4° Regimento de Polícia Montada (RPMon)da Brigada Militar, tenente-coronel Florivaldo Pereira Damasceno, o ex-governador Vicente Bogo, o deputado estadual Carlos Gomes, o secretário estadual do Meio Ambiente Adjunto, Niro Afonso Pieper, além de diretores e chefes da Sema. Também participaram do mutirão os guarda-parques mirins da Escola Estadual de Ensino Fundamental Hiroshima da Ilha da Pintada.
(Sema, 10/06/2010)