Philip Morris lançou nesta quinta a pedra fundamental
O investimento de R$ 113,5 milhões da fumageira Philip Morris no Rio Grande do Sul foi confirmado nesta quinta-feira, 10, em Santa Cruz do Sul. A governadora Yeda Crusius acompanhou o lançamento da pedra fundamental da nova fábrica, que prevê a modernização e centralização das instalações industriais da empresa no município.
De acordo com a governadora, a companhia apostou na cidade como um ponto mundial em que milhares de pessoas estão envolvidas no setor. "Vemos sustentabilidade no Rio Grande do Sul com a presença da indústria do tabaco", afirmou.
Com o investimento, a companhia planeja concentrar suas operações em uma única unidade, no distrito industrial, onde já estão localizados os processos de manufatura do tabaco. Serão 40 mil metros quadrados de área construída, e a nova planta terá tecnologia de ponta para todos os estágios de fabricação de cigarros.
De acordo com a Philip Morris, estão empregados 1,2 mil trabalhadores. A expectativa da empresa é a criação de novos empregos diretos e mais 400 indiretos durante a fase de construção.
Em maio, a Fepam concedeu licença ambiental para a implantação do projeto. A operação em Santa Cruz do Sul é a única da empresa no Brasil. Além de produzir cigarro para o mercado interno, processa folhas de tabaco para exportação. A nova fábrica recebeu incentivos fiscais por parte do governo do Estado.
Segundo a prefeita de Santa Cruz do Sul, Kelly Morares, a empresa gera anualmente R$ 20 milhões em impostos para a cidade. Ela comunicou a isenção de tributos municipais pela fumageira por 20 anos.
(Gazeta do Sul, 10/06/2010)