As mudanças climáticas foram o centro dos debates realizados ontem na 1 Semana Interinstitucional do Meio Ambiente, Ética e Solidariedade, promovida pelas instituições da Justiça gaúcha. A pesquisadora da Fepagro Bernadete Radin mostrou pesquisas que, apesar de apontarem uma variação na temperatura global, indicam muitas incertezas. Supõe-se que, com o aumento da temperatura, também serão mais intensas as chuvas e aumentarão as ondas de calor.
Segundo a pesquisadora, o caminho para entender as variações climáticas são as pesquisas contínuas. A preservação do meio ambiente e o aquecimento global acontecem quando são lançados mais gases de efeito estufa do que florestas e oceanos conseguem absorver.
Conforme relatório de 2007 do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU, entre 1906 e 2004 o aumento da temperatura foi de 0,74 grau e projetou cenários futuros. "O mais otimista diz que, se cuidarmos do Planeta, o aumento da temperatura poderá ficar em torno de 1 grau. O mais pessimista aponta que a Terra estará 5,8 graus mais quente até o final do século e, com o aumento da temperatura, também serão mais intensas as chuvas", informou Bernadete.
(Correio do Povo, 10/06/2010)