O governador André Puccinelli participou ontem (8) da abertura solene do 2º Congresso Florestal de Mato Grosso do Sul, que está acontecendo também hoje (9),em Campo Grande. André Puccinelli enfatizou que o Estado oferece todas as condições para tornar-se o maior polo florestal brasileiro nos próximos anos.
“Nossa meta é chegar a dois milhões de hectares plantados em 10 anos, tornando Mato Grosso do Sul o maior polo florestal do Brasil” destacou Puccinelli. O governador realizou uma palestra com o tema “Aposta do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul no Setor de Silvicultura”.
A palestra abordou os projetos prioritários do governo do Estado para desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, entre eles o poliduto, as linhas de transmissão de energia, a rodovia 359 e ramais, a rodovia sul-fronteira, a MS-040, a ferrovia de Maracaju, a ferrovia Panorama, com bitola larga, a ampliação de aeroportos internacionais e regionais e a construção do terminal inter-modal de cargas em Campo Grande, além do plantio de florestas.
“O plantio de florestas assume uma importância ambiental, econômica e política significativa no Estado. Estamos investindo de forma intensiva no plantio de florestas. A silvicultura tende a se expandir no Estado. Precisamos de florestas plantadas para produzir carvão vegetal e preservar as florestas nativas.
A meta de dois milhões de hectares de florestas plantadas em solo degradado atenderá à demanda das siderúrgicas, fábricas de celulose e também das madeireiras” afirmou o governador.
(JPTL, 09/06/2010)