Cerca de 400 jovens, ligados a movimentos sociais gaúchos, se mobilizaram ontem na área central de Porto Alegre e fizeram uma vigília perto da Usina do Gasômetro, das 8h às 9h45min, de onde seguiram em passeata até a Assembleia Legislativa. "Protestamos contra o atual modelo de desenvolvimento do país que prioriza multinacionais em detrimento de qualquer forma de vida", disse Lúcio Centeno, do Levante Popular da Juventude.
Os jovens reivindicavam a retirada do pedido de liberação do arroz transgênico da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, a suspensão de obras de construção da barragem de Belo Monte e a realização de reforma agrária popular, incentivando a produção agroecológica.
A manifestação reuniu jovens vinculados ao Levante Popular, aos movimentos dos Sem-Terra, dos Trabalhadores Desempregados, dos Pequenos Agricultores e dos Atingidos por Barragens e à Pastoral da Juventude. A mobilização integra a programação paralela da Semana Municipal do Meio Ambiente. O ato ainda contou com a adesão de alunos das escolas estaduais Oscar Pereira e Cônego Paulo de Nadal, e de estudantes de Charqueadas, Constantina e Sarandi.
A passeata, precedida de esquetes teatrais e de atos simbólicos, foi acompanhada por policiais do 9 BPM e agentes da EPTC. Durante a caminhada, os manifestantes acabaram tumultuando o trânsito. Houve congestionamento no Centro.
(Correio do Povo, 09/06/2010)