Em mensagem pelo Dia Mundial dos Oceanos, celebrado nesta terça-feira, Ban Ki-moon lembra que eles exercem papel fundamental e são parte importante do desenvolvimento sustentável.
A super exploração dos recursos provenientes dos oceanos, as alterações climáticas e a poluição de materiais perigosos representam uma grave ameaça ao ambiente marinho. O alerta foi dado pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em mensagem pelo Dia Mundial dos Oceanos, celebrado nesta terça-feira.
Impactos
No texto, Ban lembra que os oceanos exercem papel fundamental, são parte importante do desenvolvimento sustentável e uma fronteira para pesquisa com potencial para avanços para o bem-estar da humanidade.
Mas ele ressaltou que os impactos prejudiciais da atividade de seres humanos estão pressionando a diversidade da vida marinha cada vez mais. O Secretário-Geral enfatizou ainda crimes como pirataria, que tem sérias implicações para a segurança da navegação e de marinheiros.
Ban Ki-moon citou ações tomadas com base na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, de 1982, mas disse que o mundo precisa fazer mais.
Valor
Ele pediu aos governos e cidadãos que reconheçam o enorme valor do ambiente marítimo e para que cada um faça a sua parte na garantia da saúde e da vitalidade dos oceanos.
(Por Daniela Traldi, Rádio ONU, Envolverde, 08/06/2010)