O Governo do Estado irá investir cerca de R$ 1.161.998,63 em municípios da região do Vale do Rio Pardo por meio do Pró-Irrigação/RS. Das 13 localidades que integram a Associação dos Municípios, oito receberão obras de irrigação (microaçudes) neste ano.
O objetivo contemplar pastagens e cultivos diversos. De acordo com o coordenador do Programa de Microaçudes, engenheiro Gilmar Carabajal, "temos exemplos de aproveitamento exemplar do microaçude construído em Santa Cruz do Sul", referindo-se ao produtor Arapoti Ascânio Cremonesi, um dos primeiros a ser beneficiado pelo Pró-Irrigação/RS cultivando alface, tomate, pepinos e pimentões com irrigação e em ambiente protegido.
Do investimento total, 80% será custeado pelo Governo do Estado. O restante virá de recursos dos produtores beneficiários ou de municípios que decidiram oferecer a contrapartida. Os demais municípios da região que tiveram obras de microaçudes licitadas e contratadas em 2010 são: Passo do Sobrado, Encruzilhada do Sul, Pantano Grande, Rio Pardo, Venâncio Aires e Vera Cruz.
(Governo do RS, 08/06/2010)