Dentro das atividades da Semana Estadual do Meio Ambiente será realizada na próxima quinta-feira (10) a terceira edição do Mutirão de Limpeza: Pescando Lixo, Salvando Rios, além da operação Limpeza de Praias - Ilha do Presídio. O mutirão deve reunir cerca de 40 barcos que vão realizar o recolhimento do lixo do lago Guaíba. A atividade é promovida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Colônia de Pescadores Z-5, Clube Veleiros do Sul e Proa/Guaíba com o apoio da AMA, Prefeitura de Guaíba, Grupo Bandeirante Jaime Rolemberg e Equipe de Praias do DMLU.
A previsão inicial é de que os barcos, que vão partir da Ilha da Pintada e imediações, cheguem entre às 14h e 15h nas imediações da prainha do Gasômetro para depositar os resíduos, que serão recolhidos por equipes do DMLU. Porém, se houver muito vento, o que dificulta a chegada dos barcos pequenos no Gasômetro, os dejetos serão deixados na Colônia de Pescadores Z-5. Na limpeza devem ser recolhidas cerca de cinco toneladas de lixo.
A Sema é a responsável pela organização da Semana Estadual do Meio Ambiente, que este ano tem como tema "Plante árvores. Cultive vidas". Atendendo à proposição, desde o último dia 5 órgãos estaduais, municipais, ONGs, universidades entre outras instituições estão promovendo ações de plantio de árvores em todo o Estado dentro de suas atividades para celebrar a Semana Estadual do Meio Ambiente, que encerra-se no dia 12.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente tem entre seus projetos o Árvore é Vida, que visa recompor as matas ciliares e recuperar as áreas degradadas de todo o Estado e que tem como meta plantar dois milhões de mudas até dezembro deste ano. O projeto foi idealizado pela diretoria de Meio Ambiente da Federação Internacional das Associações de Mulheres de Negócios (BPW) e encampado pelo governo do Estado, por meio da Sema, que doa as mudas por intermédio de convênios firmados com associações de municípios.
(Sema, 07/06/2010)