A decisão de construir de quatro a oito novas usinas nucleares no país, anunciada pelo ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, poderá acrescentar ao Sistema Elétrico Nacional até 10 mil megawatts de potência (MW), disse o presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva . Para ele, o investimento em novas fontes energéticas parte do raciocínio de que as nucleares são fundamentais para dar maior confiabilidade ao Sistema Elétrico Nacional.
"Temos energia renovável predominando na nossa matriz e estoque grande de combustíveis para as que não são renováveis. A decisão de governo de retomar o programa nuclear, construindo novas usinas nucleares, mostra a necessidade de diversificação do ponto de vista energético", afirmou Silva. As afirmações foram feitas depois que a Comissão de Energia Nuclear (CNEN) autorizou o início das obras de concretagem do prédio do reator da usina Angra 3.
Na avaliação do presidente da Eletronuclear, quando Angra 1 e Angra 2 foram construídas o país ainda não necessitava da energia nuclear para atender ao consumo interno, mas elas possibilitaram o domínio da tecnologia da produção de energia a partir da fonte nuclear. "Angra 1 e Angra 2 foram muito boas para que pudéssemos adquirir a tecnologia da geração nuclear", afirma Silva. "Mas, do ponto de vista da economia e da geração de energia, elas foram um tanto precoces. "
Com apenas duas usinas (Angra 1 e Angra 2), a fonte nuclear já é segunda em geração de energia na matriz do país, mesmo com o crescimento expressivo da energia gerada a partir de outras fontes térmicas. "Hoje, se temos entre 6% e 11% de geração térmica no sistema, as usinas nucleares já respondem por parcela significativa deste volume. São cerca de 2 mil megawatts de contribuição. Temos muito urânio e não podemos descartar a energia nuclear como fonte de energia", afirmou Silva.
Angra 3 deve começar a operar no final do primeiro semestre de 2015. A obra está orçada em US$ 8,4 bilhões . A capacidade de geração será de 1,4 mil megawatts de energia. Deverão ser gerados 9 mil empregos diretos e 15 mil indiretos durante a fase de construção. Cerca de 500 empregos diretos serão gerados quando a usina entrar em operação. Somadas, as três usinas nucleares terão capacidade de gerar até 3,4 mil megawatts de energia.
(Valor, IHU-Unisisnos, 07-06-2010)