Maior recicladora da América Latina, a Gerdau foi distinguida por investir na redução do impacto da sua atividade industrial e pelas suas práticas sustentáveis com vistas à conservação do ambiente. Os produtos de aço da Gerdau para construção civil no Brasil receberam Selo Ecológico do Instituto Facão Bauer da Qualidade. É uma certificação inédita no país. O selo está ligado aos produtos vergalhões (GG 50, CA-60, CA-25 e vergalhão cortado e dobrado), telas (para concreto, coluna e tudo), treliças e malhas pop da Gerdau. As 45 plantas industriais da empresa - usinas e unidades de transformação e corte e dobra que fabricam os produtos certificados - foram avaliadas.
O selo facilita a obtenção, pelas construtoras, de certificações ambientais para seus empreendimentos. Na América Latina e no mundo, a Gerdau transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, com a aplicação de rigorosos procedimentos de gestão ambiental.
Mantém programas para a conservação do ambiente. A empresa adota, por exemplo, melhorias contínuas para diminuir a geração de CO. Entre elas, destacam-se substituição de óleo por gás natural nos fornos de reaquecimento, desenvolvimento de projetos focados em eficiência energética e uso de sucata de ferro como principal matéria-prima no processo produtivo.
Um resultado do compromisso da Gerdau e da sua prioridade em atender às exigências da legislação ganhou visibilidade na emissão de CO da empresa em 2009. O índice foi 70% menor do que média mundial do setor. Nesse cenário há outro dado: 97,3% da água utilizada no processo foi reaproveitada pelas unidades da Gerdau - 1,7 bilhão de metros cúbicos de água.
(Correio do Povo, 07/06/2010)