A Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local (SMGL) garantiu que agentes da prefeitura serão mais rigorosos na fiscalização a cavalos que são maltratados em Porto Alegre.
Conforme o secretário adjunto Luciano Marcantônio, dois veterinários serão contratados dentro de um mês e auxiliarão a EPTC nesse processo. O tema está em debate pela Comissão Especial da Câmara que trata da implantação da chamada Lei das Carroças (10.531/08). O objetivo é agilizar a emissão de laudos e a apreensão de carroças caso sejam configurados os maus-tratos. Estima-se que existam 7 mil carroceiros na Capital.
Os veterinários serão chamados por meio do banco de profissionais aprovados em concursos, para integrarem a Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas dos Animais Domésticos (Comppad).
Entre outras ações voltadas aos carroceiros, está o retorno do cadastro dos trabalhadores e suas famílias. O levantamento começará pela região das ilhas do Guaíba, onde se encontra a maioria dos carroceiros. "Vamos buscar a capacitação das famílias em setores como construção civil e turismo", diz Marcantônio.
(Correio do Povo, 06/06/2010)