Com o foco na conscientização e nos objetivos do Programa de Revitalização dos Recursos Naturais, uma série de eventos relacionados ao meio ambiente está sendo realizada na região de Passo Fundo pelo Governo do Estado, por meio da Emater/RS-Ascar. As atividades, que se iniciaram na sexta-feira (4), também marcam as comemorações da Semana do Meio Ambiente. "A Equipe da Extensão Rural atua em diversas frentes, e a sustentabilidade ambiental está presente em todas as nossas ações", explica o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami.
Neste sábado (5), é distribuído, em todas as residências do município de Passo Fundo, panfleto com dez dicas relacionadas à disposição e encaminhamento do lixo doméstico. As atividades seguem com os alunos do município de Soledade participando de uma gincana cultural, com plantio de árvores e conhecimentos sócio ambientais.
Na segunda-feira (7), haverá o Encontro de Jovens, em Pinheirinho do Vale. Em sua segunda edição, o evento promove atividades de conscientização para que jovens se tornem agentes ativos na preservação do meio ambiente. No município de Erval Seco haverá coleta de lixo no meio rural, feita em todas as linhas do interior do município, em roteiros organizados pela Emater/RS-Ascar. Na terça-feira (8), a equipe da Emater/RS-Ascar de Vista Alegre trabalhará com cerca de cem alunos em uma horta escolar, que incentiva o cultivo de hortaliças sem uso de agrotóxicos. E no município de Vila Maria, acontece a Campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos tríplice lavadas. O objetivo é a despoluição do ambiente, destinando adequadamente as embalagens já utilizadas pelos produtores para a usina de reciclagem - Cimbalagem - Passo Fundo.
Aquecimento Global
Na próxima quarta-feira (9), será realizada limpeza nas margens da RS 434, em Ciríaco, visando conscientizar a população quanto à conservação do meio ambiente. A ação contará com a participação de alunos do Colégio Dom Antônio Macedo Costa. Na quinta-feira (10), cerca de 120 alunos vão participar, em Tapera, de palestras com foco ambiental. Também haverá no município de Sagrada Família um seminário com palestras sobre Educação Ambiental, Legislação Ambiental e Reserva Legal, ministrada pela engenheira agrônoma, Valéria Oliveira, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
No dia 16, em Muliterno, os alunos da Escola Estadual participarão de apresentações artísticas relacionadas ao aquecimento global. Após, um grupo de teatro de Machadinho fará apresentação. Na sequência, os alunos irão passar por uma trilha, que inicia num ambiente escuro, sujo, com todos os fatores que estão prejudicando nosso ambiente. No percurso, assistirão a um vídeo didático de 10 minutos e sairão por um ambiente claro, com cantos de pássaros, água limpa, natureza verde. Para encerrar, desenharão sobre o meio ambiente e colarão seu desenho ou depoimento em um mural, exposto nas entidades do município. Devem participar 200 alunos.
(Governo do RS, 06/06/2010)