Em uma iniciativa inédita no Estado, instituições relacionadas à Justiça promovem, entre os dias 7 e 11 de junho, a 1ª Semana Institucional do Meio Ambiente – Ética e Solidariedade, a ser realizada nas sedes dos organizadores. O evento é gratuito e será aberto ao público.
Na abertura do evento, que ocorrerá no dia 7, às 9h30min, no Auditório do Tribunal de Contas (Rua Sete de Setembro, nº 388), será assinado Termo de Cooperação no qual os organizadores se comprometerão a trabalhar em ações conjuntas objetivando a conscientização socioambiental de seu público interno e da comunidade.
O encerramento do evento será realizado no Plenário do Tribunal de Justiça (Av. Borges de Medeiros, nº 1565, 12º andar) às 14h do dia 11 de junho e contará com a apresentação de música e dança dos integrantes da Yvy Kuraxô - Coração da Terra, entidade assistencial indígena. Após, os representantes das instituições envolvidas na Semana apresentarão as ações ambientais desenvolvidas em cada órgão. Haverá, ainda, a palestra do professor da Universidade de Sevilla, Álvaro Sánchez Bravo, sobre o meio ambiente e a globalização.
EVENTOS
Durante a semana, ocorrerão diversas palestras e painéis abordando sustentabilidade, ética, legislação ambiental, mudanças climáticas, ecodesign, entre outros.
A programação do Ministério Público acontece no dia 8 de junho, terça-feira, no auditório Mondercil Paulo de Moraes. Dentre as palestras programadas, destacam-se “O Juiz e a Constituição Ecológica”, que será proferida pela professora Consuelo Yatsuda Moromizato Yoshida, desembargadora do TRF – 3ª Região; “A postura dos profissionais na defesa do meio ambiente”, pelo juiz paulista Roberto Maia Filho; e “Histórico da atuação ministerial na expansão da silvicultura no Rio Grande do Sul”, pela promotora de Justiça Ana Maria Moreira Marchesan, dentre outras. Na ocasião, ocorrerá também o lançamento do livro “Execução de Compromisso de Conduta”, pela promotora de Justiça Rochele Danusa Jelinek.
INSCRIÇÕES
As inscrições serão feitas gratuitamente por meio dos sites das instituições envolvidas: Ministério Público, Tribunal de Justiça (TJRS), Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça Militar. Para cada palestra, o interessado deverá realizar uma inscrição. Serão fornecidos certificados pela participação mediante solicitação no momento da inscrição e assinatura em lista de presença.
(Por Camila Sesti, MP-RS, 06/06/2010)