Terrenos baldios são alvos da prefeitura
A existência de muitos terrenos baldios que são utilizados como depósitos de lixo preocupa a Vigilância em Saúde de Porto Alegre. Essas áreas podem se transformar em focos para o surgimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A orientação da Secretaria Municipal da Saúde é que a população informe situações com potencial de risco pelo fone 156.
Conforme o estado nos locais, as equipes notificam os responsáveis pelo terrenos, solicitando a limpeza. Se o acesso não for possível, existe a possibilidade de a prefeitura ingressar na Justiça para entrar no terreno. "A meta é permitir a eliminação dos focos independentemente do local", afirmou o coordenador-geral de Vigilância em Saúde, Anderson Lima, lembrando que a responsabilidade pelas áreas públicas, como praças e vias, é da prefeitura.
No bairro Jardim Carvalho, um terreno baldio perto da av. Sargento Manoel Raymundo Soares serve de depósito de lixo. Apesar de a chuva da manhã de ontem ter sido fraca, sacolas plásticas e outros itens do lixo apresentavam acúmulo de água.
(Correio do Povo, 05/06/2010)