Nas propriedades da Cenibra, o percentual de áreas destinadas à conservação é de 40%, o que representa um total de mais 102 mil hectares de terras destinadas exclusivamente à conservação da Mata Atlântica, dos ecossistemas associados e de uma infinidade de espécies da fauna e flora nativas.
Além de matas nativas, importantes para a conservação de grandes mamíferos, estão preservados também ambientes alagados, que são importantes para conservação de anfíbios e peixes e áreas com vegetação sobre rochas, muito importantes para a conservação de plantas como bromélias e de pequenos animais como répteis.
As propriedades da Cenibra visam produzir madeira de forma sustentável para abastecimento de sua unidade industrial localizada em Belo Oriente. A produção considerada sustentável requer que sejam respeitados os atributos do meio ambiente e entre estes atributos, a manutenção dos ecossistemas nativos é uma condição fundamental. As áreas preservadas pela Cenibra abrigam mais de 3.000 nascentes que fornecem água limpa para uso pelas comunidades situadas próximas às propriedades da empresa.
Portas abertas
No final do mês de maio, o 80º Grupo Escoteiro Jequitibá, de Timóteo, promoveu um acampamento de grupo na Reserva Particular do Patrimônio Natural RPPN Fazenda Macedônia. Localizada à margem direita do Rio Doce, nos municípios de Bugre e Ipaba, a Fazenda Macedônia é um exemplo do seu compromisso socioambiental.
Um dos principais remanescentes de Mata Atlântica no Estado, sendo 600 hectares declarados pelo IBAMA como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), a Fazenda comemora o sucesso dos 20 anos do Projeto Mutum (Projeto de Reintrodução de Aves ameaçadas de Extinção) e pode ser considerado um berço da sustentabilidade. Cerca de 20% da população mundial da ave Mutum está presente nas áreas preservadas pela CENIBRA. O projeto já possibilitou a soltura do mutum-do-sudeste (Crax blumembachii), do macuco (Tinamus solitarius), da capoeira (Odontophorus capueira), do jaó (Crytpturellus n. noctivagus), do inhambuaçu (Crytpturellus obsoletus), do jacuaçu (Penelope obscura) e da jacutinga (Pipile jacutinga).
(Cenibra News - Coordenação de Comunicação Corporativa, Junho 2010)