O diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Francisco Paz, afirmou que a participação dos gaúchos é fundamental para evitar a propagação dos casos de dengue. Cerca de 50% dos focos da doença estão presentes nas áreas internas das casas.
Segundo ele, a prevenção é importante porque a presença do mosquito será constante. "É impossível erradicar o mosquito Aedes aegypti. A doença veio para ficar e, assim, somente com medidas de prevenção evitaremos a transmissão", ressaltou. De acordo com Paz, o serviço de monitoramento das equipes de vigilância de Porto Alegre permitiu a identificação e o controle imediato da doença. "Existe uma situação de risco em Porto Alegre, mas que está tendo o monitoramento adequado para evitar a transmissão", afirmou.
Paz lembrou que no inverno a circulação do mosquito é menor. Por isso é necessário aproveitar o período e ampliar as medidas de prevenção, conscientizando a população para que não deixe água parada.
"Assim como ocorre em outros estados, a circulação da doença cresceu. Precisamos ampliar as medidas para que, na próxima primavera e no verão, não ocorram surtos de dengue", explicou.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO
Os depósitos de água em tonéis devem ser lavados com escova e sabão e precisam ser vedados com tela ou tampa adequada.
As calhas de água devem ser limpas regularmente, com a remoção de folhas ou outros materiais.
As garrafas PETs e os baldes devem ficar vazios e com a boca para baixo.
Os vasos de plantas devem ser limpos regularmente. Os pratinhos podem ser cobertos com terra.
Há plantas que ficam em recipientes com água. Eles devem ser limpos duas vezes por semana.
Pneus velhos devem ser furados ou ficar guardados em local coberto.
As lixeiras dentro e fora de casa devem ser fechadas corretamente, evitando o acúmulo de água.
Os ralos pluviais externos devem receber uma tela milimétrica ou a aplicação de água sanitária uma vez por semana.
As piscinas infantis no período de uso devem ser limpas semanalmente. Depois desse período, elas precisam ser escovadas e guardadas.
(Correio do Povo, 03/06/2010)