A Suzano Papel e Celulose é uma empresa de base florestal e uma das maiores produtoras de celulose e papel da América Latina e para expor o trabalho desenvolvido, no dia 26, foi realizado o Dia de Campo, na SP3, em Itatinga, localizada na sede da Fazenda Entre Rios. A Unidade Florestal plantará mais de 145 milhões de mudas de eucalipto ao longo do ano (cerca de 400 mil árvores por dia), na composição da base florestal. Em suas Unidades Industriais e Operação existe também o novo ciclo de crescimento, que permitirá, ainda, à empresa alcançar na próxima década capacidade anual de produção de 7,2 milhões de toneladas de celulose.
Com uma estratégia de negócios orientada pelo princípio da sustentabilidade, a Suzano com florestas plantadas, principalmente em eucaliptocultura, tem dado importante contribuição ao desenvolvimento econômico das regiões onde estão instaladas, como a conservação ambiental. Como exemplo dos benefícios ambientais, somente em 2009, a Suzano seqüestrou 4,3 milhões de toneladas de carbono versus uma ordem da emissão de um milhão de toneladas, garantindo uma relação de compensação positiva.
Atenta à importância de preservar a biodiversidade e reduzir seus impactos ambientais, a Suzano Papel aplica ao longo de sua trajetória, uma série de ferramentas de monitoramento de fauna e, recursos hídricos e de clima. Além dos projetos em andamento já neste ano, foi escolhido pela Organização das Nações Unidas o ano internacional da Biodiversidade, sendo que a empresa dará inicio, no Estado de São Paulo, ao programa de monitoramento integrado de fauna, contemplando classes de aves, mamíferos e anfíbios, biomas mata atlântica e cerrado. Entre os objetivos do programa estão: monitorar espécies bioindicadoras como longo prazo, com análises das tendências populacionais (freqüência de ocorrência, densidade populacional, uso de habitats e das influências sobre pressões como espécies), garantir uma conservação das espécies e de seus habitats e propor medidas de manejo e/ou de proteção.
Em parceria com a conservação natural, a Suzano realizou em suas áreas não inseridas no bioma Mata Atlântica, o levantamento e sistematização de informação dos remanescentes existentes naturais, fundamentos de um parágrafo da conservação Biodiversidade na Mata Atlântica. O tema da Biodiversidade dez tem ganhado destaque no cenário internacional devido a realização da COP-10 Sobre Diversidade Biológica, marcada para acontecer em Nagoya, Japão, no mês de outubro deste ano. Lá será o cumprimento da meta avaliado para reduzir a perda de Biodiversidade.
(Folha de Avare, 03/06/2010)