Dia Mundial Sem Tabaco é celebrado nesta segunda-feira, dia 31; OMS focou a campanha deste ano em gênero e tabaco, com ênfase no marketing direcionado às mulheres. O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon, fez um apelo aos países para que tentem encontrar uma solução para a ameaça do tabaco à saúde pública.
Em mensagem divulgada pelo Dia Internacional Sem Tabaco, ele afirmou que é preciso reduzir a epidemia global de tabaco. Ban disse ainda que o uso do tabaco não representa estilo ou poder, mas é repulsivo e mortal.
Mulheres
O Dia Mundial Sem Tabaco é celebrado nesta segunda-feira, dia 31. A Organização Mundial da Saúde, OMS, focou a campanha deste ano em gênero e tabaco, com ênfase no marketing direcionado às mulheres.
O Secretário-Geral citou estimativa de 200 milhões de mulheres fumantes no mundo. Ele ressaltou que o número pode crescer, já que a indústria do tabaco investe pesadamente nas propagandas, que associam o cigarro à beleza e à liberdade.
Ainda na mensagem, Ban Ki-moon afirmou que os governos devem agir para proteger as mulheres da publicidade.
Alerta
O Secretário-Geral ainda chamou a atenção para um estudo da OMS que faz um alerta sobre o uso do tabaco por meninas e meninos. Isto preocupa, segundo ele, já que os jovens tendem a continuar fumando depois de adultos.
Mais de 1,5 milhão de mulheres morrem todos os anos vítimas do uso do tabaco. Sem uma ação coordenada, de acordo com ele, o número poderia subir para 2,5 milhões em 2030
(Por Renata Pedini, Rádio ONU em Nova York, Envolverde, 31/05/2010)