Na última terça-feira esteve na pauta da reunião do CMDUA o EVU da Arena do Grêmio no bairro Humaitá. Mais uma vez não foi votado o EVU, a decisão ficou para a próxima reunião do CMDUA*.
O Fórum de Planejamento 2 (RP2), região onde está definido o empreendimento, distribuiu cópias de questionamentos e sugestões sobre o empreendimento:
Questionamentos sobre a Arena do Grêmio – RP 2
Algumas sugestões e questionamentos feitos na reunião do dia 29/03/2010 – Análise e debate do “Resumo dos impactos e medidas indicadas para a construção da Arena do Grêmio”
* Solo
o De que tipo serão os pavimentos permeáveis nas áreas de tráfego?
o Serão onde estes pavimentos: calçadas, estacionamentos, ruas?
o De que tipo serão os telhados ecológicos usados nas edificações?
o Quais edificações receberão este telhado ecológico?
* Ruído
o Listar quais praças e detalhar quais melhorias serão feitas.
* Qualidade do ar
o Detalhar quais medidas serão adotadas devido ao aumento de emissão de vapores graxos, e o aumento e a concentração de poluentes atmosféricos tipo CO2 (veículos motores à combustão causam o aumento do efeito estufa, causadores do aquecimento global, que contribuem par as mudanças do clima).
o Existe algum plano cicloviário, ou de uso de coletivos híbridos ou menos poluentes, que conduzirão os torcedores em direção ao complexo da Arena do Grêmio?
* Recursos hídricos
o Haverá captação da água da chuva para ser utilizada na Arena, nos prédios de escritório e dos condomínios que farão parte do complexo esportivo (para serem usadas em banheiros, lavanderias, irrigação de jardins etc.)?
o Haverá separação do esgoto?
o Como será feita esta separação?
o Detalhar quais serão os métodos urbanísticos adotados para o melhor escoamento das águas da chuva: nas calçadas e nas ruas.
* Estrutura urbana
o Haverá painéis fotovoltaicos para a captação de energia solar e transformá-la em energia elétrica, para ser usada no complexo esportivo, escritórios e condomínios, visando menor impacto ambiental?
o Haverá geração de energia elétrica através de captação eólica (vento), para ser usada no complexo esportivo, escritórios e condomínios, visando menor impacto ambiental?
* Aspectos sociais e econômicos
o Haverá sistemas de câmeras de monitoramento para garantir a segurança do complexo e da comunidade local, principalmente em dias de jogos?]
* Circulação e acessibilidade
o Haverá algum sistema de transporte coletivo (ônibus/trem/ciclovias) ao invés de carros, visando a melhor fluidez do tráfego na área do complexo esportivo, principalmente em dias de jogos e horários de pico?
* Resíduos sólidos
o Haverá algum plano de parceria para enviar o lixo reciclável produzido pela Arena, escritórios e condomínios do complexo, às usinas dos recicladores das comunidades locais?
o Haverá algum plano de transformação do lixo orgânico produzido pela Arena, escritórios e condomínios do complexo, às usinas dos recicladores das comunidades locais?
o Haverá algum plano de captação dos óleos/tintas/solventes utilizados no complexo, para serem transformados em combustível, sabão etc.?
o Haverá na Arena, escritórios e nas áreas externas ao complexo lixeiras seletivas para separação correta do lixo produzido localmente (orgânico, metal, plástico, papel e vidro)?
* CMDUA – Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental
(Poa Vive, 31/05/2010)