O cônsul geral do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, John Doddrell, está visitando oficialmente o Rio Grande do Sul, desde ontem, para discutir, com prioridade, parcerias e projetos em relação ao Polo Naval, à energia eólica e à engenharia avançada, que têm desempenhos reconhecidos no mundo, realizando reuniões como órgãos governamentais e entidades empresariais gaúchas.
Amanhã, 1º, às 11h30min, o cônsul terá audiência com a governadora Yeda Crusius, devendo se reunir também com os secretários do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Josué de Souza Barbosa, da Infraestrutura, Daniel Andrade, e do Planejamento, José Alfredo Parode.
Doddrell visita hoje o parque tecnológico Tecnosinos, em São Leopoldo, a Unisinos e a Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo. E, no período da tarde, estará na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, sendo recebido pelo presidente Paulo Tigre.
No final de sua passagem pelo Rio Grande do Sul, Doddrell estará também no Hospital Moinhos de Vento, às 15h de terça-feira, antes de deixar o território gaúcho. A comitiva do cônsul é composta pela cônsul honorária em Porto Alegre, Denise Crawshaw Pellin, e pelo presidente da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil, Felipe Ferreira da Silva.
Detentor da quarta posição em relação aos estados brasileiros exportadores para o Reino Unido e do décimo primeiro lugar quanto aos importadores, o Rio Grande do Sul exportou 120 produtos para empresas da Grã-Bretanha, em 2009, atingindo 330,2 milhões de dólares, delas importando 540 bens no valor de 32,8 milhões de dólares. Os gaúchos venderam para o Reino Unido calçados, preparações alimentícias e conservas de bovinos, móveis de madeira para quartos de dormir, carnes salgadas e secas, fumos, polietileno, gasolinas, café solúvel, mel natural e móveis de madeira para escritórios, entre outros produtos.
Compraram dos europeus máquinas para fabricar borracha e plásticos, freios para tratores e carros, caixas de transmissão e redutores de velocidade, máquinas e aparelhos para soldar por fricção, borrachas de estireno, máquinas para embalar e empacotar mercadorias, borrachas de butadieno, juntas, gaxetas, motores hidráulicos e radiadores para tratores e automóveis, além de outros bens econômicos.
(Jornal Agora, 31/05/2010)