O inspector-geral da Direcção Provincial do Comércio Hotelaria e Turismo da província do Bié, José Maria recomendou hoje no Kuito, a necessidade do reforço das medidas de proibição do consumo de cigarro em locais públicos.
Em declarações à Angop o responsável sublinhou que nos últimos dias vê-se muita gente a fumar em locais públicos como bares, lachonetes, jardins e noutros locais de lazer.
José Maria disse ainda que mesmo com as medidas já tomadas pelo governo, ainda regista-se gente a transgredir a lei, dando-se de inocentes, mesmo sabendo o perigo que causa a nicotina (produto tóxico que contida no tabaco) no organismo humano.
Disse que a instituição vai trabalhar no sentido de se reforçar as medidas para contrapor as acções de tais indivíduos de forma a disciplinar os mesmos.
Segundo ele, numa primeira fase o sector trabalhou na sensibilização dos fumadores e dos proprietários de locais públicos. “ Doravante quem for apanhado a fumar em locais públicos ser-lhe-á aplicada multa pesada”, disse.
O inspector-geral da Direcção Provincial do Comércio Hotelaria e Turismo exortou igualmente que os proprietários de estabelecimentos coniventes com clientes fumadores serão também multados.
(Portal Angop, 30/05/2010)