(29214)
(13458)
(12648)
(10503)
(9080)
(5981)
(5047)
(4348)
(4172)
(3326)
(3249)
(2790)
(2388)
(2365)
neutralização de carbono mercado de carbono
2010-05-31 | Tatianaf

A Iniciativa Verde é um grupo de técnicos de diferentes áreas de conhecimento que, através de uma ótica diferente, busca soluções ambientais para tornar produtos e processos produtivos menos agressivos ao meio ambiente.

As atividades do grupo são focadas principalmente em uma análise (cálculo, reflorestamento e supervisão) ampla de sistemas produtivos, identificando possibilidades para atenuar e remediar os impactos ambientais causados por estas atividades. 
 
A Iniciativa Verde é a responsável pelo programa Carbon Free e está engajada em assuntos relativos às mudanças climáticas desde 1992. Sua equipe já participou de muitos estudos e projetos científicos, desenvolveu projetos nacionais e internacionais de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) para governos, indústrias e instituições como o Banco Mundial, Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (BIRD) e Programas de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).
 
Programa Carbon Free
Ajudar a compensar gases de efeito estufa emitidos por atividades do homem, que podem variar de processos de produções industriais até o simples ato de dirigir um automóvel, com projetos de reflorestamentos de áreas de matas ciliares que precisam ser recuperadas.

As árvores plantadas irão absorver parte do carbono da atmosfera e propiciar também outros benefícios ambientais locais, como preservação da qualidade do ar e da água e a proteção da biodiversidade.

O restauro de áreas ribeirinhas, além de absorver carbono da atmosfera, fornece uma série de benefícios ambientais locais. O principal benefício local é a preservação dos recursos hídricos, já que estas matas servem como um “filtro” natural evitando a evaporação excessiva e o assoreamento nos cursos d´água; e a manutenção e/ou recuperação da biodiversidade local, já que as matas ciliares criam “corredores verdes” por onde as espécies podem circular, colaborando para a dispersão e conseqüente variabilidade genética destas.

A Iniciativa Verde junto aos seus parceiros, realizou o restauro de  259.449 mil mudas nativas da Mata Atlântica. Essas árvores recuperarão 156 hectares de áreas ciliares degradadas e absorverão 49.295 toneladas de gases de feito estufa.
 
Entre seus parceiros estão o Wal-Mart,  as 5 últimas edições do São Paulo Fashion Week, o Grupo Caixa Seguros, as etapas do Circuito Banco do Brasil de vôlei de praia, a agência de pesquisa de tendência Box 1824, o Grupo Jeito Moleque, a Suzano Papel e Celulose, Infraprev, Multipark Estacionamentos, o Programa Cidades e Soluções, Central Globo de Produções em Jacarepaguá, Auditório Ibirapuera os eventos e visitas do Al Gore no Brasil, Petrobrás, entre outros, que acreditaram e divulgaram uma ação conjunta para um futuro mais promissor.
 
A Iniciativa Verde conferiu o selo Carbon Free para mais de 384 eventos e empresas.
 
Programa Amigo da Floresta
A ONG Iniciativa Verde, por meio do programa Amigo da Floresta, arrecada doações para plantação de árvores. O dinheiro é destinado a pesquisas na área florestal, capacitação de comunidades e na restauração florestal.

Quem fizer essa doação poderá acompanhar o desenvolvimento de sua árvore pela internet, além de ganhar um certificado e adesivos de adesão ao programa.
O Amigo da Floresta possibilita, aos cidadãos comuns e/ ou empresas e com poucos recursos financeiros, ajudar o meio ambiente.

O objetivo do programa é promover melhorias ambientais por meio da recuperação florestal de áreas degradadas, mobilizando a população local e levando informações. Esse conhecimento estimula mudanças no comportamento de consumo dessas pessoas e promove hábitos mais sustentáveis em relação ao uso dos recursos naturais.

O restauro florestal é feito por cooperativas de trabalhadores rurais selecionadas, capacitadas, remuneradas e monitoradas pela equipe da Iniciativa Verde. Os restauros são implementados anualmente em áreas ciliares degradadas e de proteção permanente (APP), utilizando a máxima diversidade de espécies nativas e restabelecendo conectividade entre fragmentos florestais, conforme estudo publicado pelo programa BIOTA-FAPESP. Os benefícios são a preservação dos recursos hídricos, biodiversidade local e absorção do CO2 - um dos principais gases de efeito estufa.

Programa Carbono Seguro
O Carbono Seguro é um Programa de Redução do Desmatamento e Degradação Florestal (REDD). Instituído na Microbacia Ribeirão dos Macacos, região do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo, o Carbono Seguro é um projeto-piloto no Brasil e no Mundo.

O programa está focado nos proprietários de terra que querem aderir, voluntariamente, ao programa. Para tanto, foi criado o Fundo para Florestas Privadas, que possibilita ao projeto a distribuição de benefícios àqueles que controlam áreas com florestas. Recursos deste fundo serão destinados aos proprietários de florestas privadas (assentados, médios, grandes proprietários) legalizadas, que aderirem ao programa. A quantidade do benefício entregue é proporcional à quantidade de carbono absorvida pela área com florestas. O objetivo desse fundo financeiro é provocar uma mudança na lógica econômica e de uso da terra na região, além de garantir o não desmatamento e consequentemente a conservação florestal. As áreas potenciais à implantação do programa são selecionadas por meio da parceria entre a Iniciativa Verde e o Instituto Oikos Agroecologia.

A fim de que o programa tenha perenidade e certa autonomia, o fundo que o viabiliza será vinculado à Caixa Capitalização e tratará diretamente com os proprietários rurais envolvidos, a respeito das transações referentes ao pagamento dos mesmos.

Serão formalizados dois contratos, casados entre si: um entre o proprietário e o fundo, partindo da caracterização de sua respectiva área; e outro entre a Iniciativa Verde e o fundo, pelo período de 30 anos. No primeiro ano, a Iniciativa Verde será responsável pela implantação do programa na região do Vale do Paraíba e nos anos seguintes, responsável pelo acompanhamento do andamento do mesmo durante a vigência do contrato.
Perfil dos técnicos da Iniciativa Verde

Magno Castelo Branco (Presidente) – Biólogo, Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Desenvolve projetos relacionados à mitigação das mudanças climáticas desde 2003 e é consultor do Banco Mundial no estudo de Cenários de Baixo Carbono para o Brasil e instrutor da Confederação Nacional da Indústria no curso de capacitação em Mercado de Carbono. Atualmente é Presidente da Iniciativa Verde.
Ricardo Mattos e Dinato (Diretor) – Engenheiro Eletricista pela Escola Politécnica da USP, Graduando em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, Mestrando em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP. É consultor da Fundação Getúlio Vargas no Programa Brasileiro GHG Protocol. Atualmente é Diretor da Iniciativa Verde.
 
(Texto encaminhado por E-mail, 29/05/2010)


desmatamento da amazônia (2116) emissões de gases-estufa (1872) emissões de co2 (1815) impactos mudança climática (1528) chuvas e inundações (1498) biocombustíveis (1416) direitos indígenas (1373) amazônia (1365) terras indígenas (1245) código florestal (1033) transgênicos (911) petrobras (908) desmatamento (906) cop/unfccc (891) etanol (891) hidrelétrica de belo monte (884) sustentabilidade (863) plano climático (836) mst (801) indústria do cigarro (752) extinção de espécies (740) hidrelétricas do rio madeira (727) celulose e papel (725) seca e estiagem (724) vazamento de petróleo (684) raposa serra do sol (683) gestão dos recursos hídricos (678) aracruz/vcp/fibria (678) silvicultura (675) impactos de hidrelétricas (673) gestão de resíduos (673) contaminação com agrotóxicos (627) educação e sustentabilidade (594) abastecimento de água (593) geração de energia (567) cvrd (563) tratamento de esgoto (561) passivos da mineração (555) política ambiental brasil (552) assentamentos reforma agrária (552) trabalho escravo (549) mata atlântica (537) biodiesel (527) conservação da biodiversidade (525) dengue (513) reservas brasileiras de petróleo (512) regularização fundiária (511) rio dos sinos (487) PAC (487) política ambiental dos eua (475) influenza gripe (472) incêndios florestais (471) plano diretor de porto alegre (466) conflito fundiário (452) cana-de-açúcar (451) agricultura familiar (447) transposição do são francisco (445) mercado de carbono (441) amianto (440) projeto orla do guaíba (436) sustentabilidade e capitalismo (429) eucalipto no pampa (427) emissões veiculares (422) zoneamento silvicultura (419) crueldade com animais (415) protocolo de kyoto (412) saúde pública (410) fontes alternativas (406) terremotos (406) agrotóxicos (398) demarcação de terras (394) segurança alimentar (388) exploração de petróleo (388) pesca industrial (388) danos ambientais (381) adaptação à mudança climática (379) passivos dos biocombustíveis (378) sacolas e embalagens plásticas (368) passivos de hidrelétricas (359) eucalipto (359)
- AmbienteJá desde 2001 -