A Secretaria de Estado da Saúde constatou que, na capital capixaba é menor o número de estudantes fumantes. A pesquisa foi feita em comparação a um estudo realizado em 2003. De lá para cá o número de alunos que usam o tabaco na Capital, passou de 15% para 12,25%. "Os adolescentes estão fumando menos", afirma a referência técnica do Programa de Tabagismo da Sesa, Hararrija Diório Sossai.
No dia 31 de maio, próxima segunda-feira, comemora-se o dia Mundial sem Tabaco. A quantidade de estudantes que não fumam, mas gostariam de experimentar o cigarro, também caiu: de 17,6% para 14,4%. "Em comparação com outros estados, a prevalência de fumantes é mais baixa aqui. O preocupante são esses 14,4%. Infelizmente ainda para o jovem o cigarro traz imagem de poder e de status. Ele sabe que faz mal, mas acaba fumando", diz Hararrija.
Ainda em comparação com a pesquisa realizada há sete anos, o percentual de estudantes que já fumaram caiu de 33,7% para 26,4%. Além disso, o número de alunos que fumam (prevalência), que era de 10%, atualmente é de 6,2%.
Os dados, porém, evidenciam uma informação preocupante, de que 90% dos fumantes começam a usar o tabaco antes dos 19 anos de idade.
Levantamento. A pesquisa atual teve início em outubro de 2009 e abrangeu 2.100 alunos de 25 escolas públicas e privadas. O objetivo é verificar a prevalência e a incidência do uso do tabaco entre estudantes de 13 a 15 anos de idade, da 8ª e 9ª séries do ensino fundamental, e 1º série do ensino médio.
Os dados coletados servirão para que o Programa de Controle de Tabagismo da Sesa possa avaliar as ações de prevenção realizadas, como o Saber Saúde, que desde 1998 desenvolve ações preventivas nas escolas para o controle do tabaco.
Ação. Nesta sexta-feira (28), das 9 às 12 horas, a Sesa, em parceria com o Hospital da Polícia Militar (HPM) e a Sociedade de Pneumologia do Espírito Santo, realiza, no Parque Pedra da Cebola, na Mata da Praia, em Vitória, um evento aberto ao público, com diversas atrações.
Com o tema "Mulher, Você Merece Algo Melhor que o Cigarro", desenvolvido pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), o evento contará com peça de teatro contra o fumo; atividades físicas, com medição de pressão arterial; teste de Fagerstrom (mede o grau de vício do fumante); e monoxímetro (uma espécie de bafômetro do cigarro), além da entrega de materiais educativos aos participantes e sorteio de brindes.
(Redação Multimídia ES Hoje, 28/05/2010)