Porto Alegre deverá participar de um estudo realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), sobre os ambientes livres de tabaco. O convite foi feito na tarde desta quinta-feira, 27, ao secretário municipal de Saúde, Carlos Casartelli, pelo profissional nacional para Controle de Tabaco da Opas, Glauco Oliveira, a Tânia Cavalcante, do INCA, e a coordenadora-adjunta do Tabagismo no Estado, Vera Lúcia Abreu.
A pesquisa irá relatar a trajetória seguida pelos governos estaduais e municipais desde a proposição da lei de ambientes livres de tabaco, até a sua aplicação. Também irá delinear o perfil dos fumantes na Capital e no Estado.
Na oportunidade, Casartelli citou o pioneirismo de Porto Alegre em ter aprovado, em 2006, legislação que proíbe a utilização de cigarro em recintos fechados de uso público e aprovou a iniciativa. “Nós temos todo o interesse auxiliar neste estudo e avaliação”, disse.
Perfil - Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o INCA, revelou que o Brasil possui 24,6 milhões de fumantes, o que equivale a 17,2% da população adulta. De acordo com o instituto, a maioria dos homens é fumante, 14,8 milhões contra 9,8 milhões de mulheres. A região Sul concentra o maior número de fumantes.
(Prefeitura de Porto Alegre, 27/05/2010)