O deslizamento do primeiro pilar do Vertedouro foi iniciado neste mês na Usina Hidrelétrica Jirau, construída no rio Madeira, em Rondônia. De acordo com a assessoria, a previsão é que o vertedouro esteja completamente pronto em julho de 2011.
A obra é grandiosa. Serão 18 pilares erguidos com inserção de 478 mil m³ de concreto, capazes de construir 120 prédios de 13 pavimentos cada. Por dia são erguidos três metros de concreto no pilar que tem altura de 25 metros, 15 de largura e cinco de espessura.
Para se ter uma idéia, somente para içar cada pilar são necessários 8 dias de trabalho com a força de 30 trabalhadores , entre carpinteiros, armadores, vibradoristas, pedreiros e mecânicos.
Durante o trabalho, uma bomba é responsável por jorrar concreto até o pilar, que chega a receber cerca de 1.500 m³ de concreto resfriado. O processo evita o aparecimento de fissuras de origem térmica.
De acordo com os engenheiros da obra, a velocidade na elevação depende diretamente do tempo de endurecimento do concreto e da resistência necessária para suportar o peso.Segundo o diretor de Engenharia da Energia Sustentável do Brasil (concessionária da Usina Jirau), Maciel Paiva, esta fase representa a ascensão da Usina Jirau neste ano de concretagem.
"Estamos em ritmo acelerado para cumprir nosso cronograma, que prevê o desvio do rio e escoamento pelo Vertedouro no segundo semestre do ano que vem”, destacou Paiva.
(Portal Amazonia, 27/05/2010)