A partir de 2011, a CMPC Celulose Riograndense tem planos para aumentar sua produção anual das atuais 450 mil toneladas para 1,8 milhão de toneladas. A informação foi dada pelo presidente da empresa, Walter Lídio Nunes, na reunião-almoço promovida ontem pelo Conselho Deliberativo da Sociedade de Engenharia do Estado (Sergs), na sede social da entidade, na zona Sul da Capital.
Conforme Nunes, a partir de junho, um grupo de trabalho será constituído para iniciar os trabalhos de expansão. O grupo deverá garantir maior inserção de fornecedores locais para as tecnologias voltadas à construção civil, montagem mecânica, automação, entre outros. "Isso ficou muito aquém nos últimos anos e o plano de expansão passa diretamente por isso", destacou.
O investimento será de 3 bilhões de dólares: 2 bilhões de dólares para o setor industrial e outros 200 milhões de dólares de fornecedores que irão prover serviços para a empresa. A meta é chegar a 150 mil árvores plantadas nos 38 municípios onde a empresa atua. Nunes espera que a expansão gere até 18 mil postos de trabalho. Ainda haverá desenvolvimento de novos modelos viários, como o transporte da produção por meio de caminhões mais longos e a construção de terminais em portos.
(Correio do Povo, 27/05/2010)