A mortalidade por câncer de pulmão se quadruplicou em 15 anos nas francesas entre 35 e 44 anos de idade da França, revela uma investigação dada a conhecer hoje aqui. O estudo efetuado pelo Instituto Gustave Roussy indica que entre 1984 e 1999 a cifra de mortes se igualou às reportadas no setor masculino em 1950.
Assim mesmo os cientistas determinaram que nos homens da mesma idade se reduziu à metade o número de falecimentos por esta doença em 10 anos. De acordo com a exploração nestes últimos baixou o consumo de fumo enquanto detectou-se um incremento nas mulheres.
Segundo Catherine Hill, à frente da investigação, o aumento do preço das carteiras de cigarros ajudaria a diminuir os fumantes. As cifras desfavoráveis registradas na França confirmam a preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que dedica a cada 31 de maio próximo, Dia Mundial sem Fumo, a este setor.
Devido ao progressivo aumento do consumo de cigarros nas mulheres, aÂá instituição dirigirá a elas esta data com uma alerta à forte promoção que faz a indústria para tratar de captar o maior número a cada ano.
(Prensa Latina, 25/05/2010)