A Associação Médica do RS (Amrigs), o Conselho Médico do RS (Cremers) e o Sindicado Médico do RS (Simers) promovem hoje, às 20h, o 1º Fórum Fumo Zero, em Porto Alegre. O professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Luis Suarez Halty, será homenageado pelo trabalho que realiza contra o tabaco e em defesa da saúde da população.
O tema central do Fórum está relacionado à saúde pública e ao convívio social, a qualidade de vida, aos direitos e aos deveres dos cidadãos neste contexto e à aplicabilidade de leis referentes ao tabagismo no país, mas principalmente, aos rumos e reflexos no RS. “O evento representa mais do que uma realização, é o engajamento social e político das entidades médicas do Estado, que se posicionarão sobre o tema e a Lei Antifumo no Estado”, disse a administradora da Famed/Furg, Luciana Martinez Duarte.
Conforme o site Cremers, o Dia Mundial sem Tabaco é comemorado em 31 de maio. Neste ano, a comemoração tem como foco a saúde da mulher, alvo principal da indústria fumageira, e deverá ser o marco de uma luta para a redução do tabagismo e a futura eliminação total desse problema de saúde pública.
(Jornal Agora, 25/05/2010)