Confesso que já tive a tentação de comprar o tal “engana-trouxa”, mas sei lá porque, ou melhor devido ao preço, sempre desisti. Ainda não pude ir ao mercado para confirmar tal desrespeito ao consumidor. De qualquer forma, definitivamente fiquei sem vontade de tomar (Cíntia Barenho)
A Nestlé entrou com ação judicial ontem (19) contra decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que proibiu propaganda do Alpino Fast, versão para beber do chocolate Alpino.
Anteontem (18), a Anvisa havia determinado a suspensão da propaganda do Alpino Fast que induzisse os consumidores a erro. Ao menos em seu site, a empresa ainda não cumpriu a medida.
Também ontem, o Ministério Público do Rio de Janeiro entrou com ação pedindo a suspensão da venda e da publicidade do Alpino Fast e que a empresa mude o nome do produto.
A polêmica começou porque a Nestlé lançou o Alpino Fast usando o nome do conhecido chocolate. O produto, porém, não leva chocolate Alpino, diz uma mensagem no rótulo. Dezenas de consumidores reclamaram.
O Ministério da Justiça, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), o Ministério Público da Paraíba e os Procons de Rio e de SP também apuram o caso.
Após a polêmica, a Nestlé decidiu tirar a inscrição “Este produto não contém chocolate Alpino” do rótulo. Informação do portal jurídico Espaço Vital.
Este blog DG alertou para a vigarice dessa indústria internacional de alimentos-lixo, aqui, no último 12 de maio.
Como se pode observar, de lá para cá, a indústria agravou o ato delituoso de ludibriar o consumidor. Quando manda retirar a advertência de que o produto achocolatado não contém o tal Alpino, está não só reincidindo na má-fé quanto ocultando mesmo a trapaça perpetrada.
Se antes, o consumidor era apenas induzido ao erro, através da propaganda sedutora, agora, com a omissão de que a bebida não é feita de Alpino, o desavisado cai de qualquer jeito, sendo ou não distraído para ler todas as inscrições da embalagem da bebida-lixo.
(Por Cristóvão Feil, Diario Gauche, OngCea, 24/05/2010)