A Assembleia Legislativa participa, nesta terça-feira (25), do lançamento e adesão à campanha pela erradicação do trabalho infantil no estado. A campanha Quem ama protege! Diga não ao trabalho infantil é uma iniciativa da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS, órgão vinculado ao Ministerio do Trabalho, em parceria com o Fórum Democrático. O ato inicia às 14 horas, no Teatro Dante Barone e terá abertura do presidente da Casa, deputado Giovani Cherini (PDT).
O evento tem por objetivo mobilizar, sensibilizar e motivar a sociedade para a aquisição de uma cultura de proteção às crianças e adolescentes. No estado, existe ainda a predominância da inserção de crianças desde os 5 anos de idade no trabalho infantil, revela o superintendente Regional do Trabalho e Emprego no RS, Heron Oliveira. Segundo ele, esse tipo de mobilização é importante para que seja desenvolvida uma nova cultura em relação a questão “de que lugar de criança é na escola, na família e na comunidade protegida”, afirma.
Para o evento, o Fórum Democrático preparou a reedição do Estatuto da Criança e do Adolescente, incluindo a legislação pertinente ao trabalho infantil, para entregar aos participantes.
(Por Gilmar Eitelwein, AL-RS, 24/05/2010)