O governo do Estado firma nesta terça-feira (25) convênio com o Banco Mundial para a implementação do Projeto RS Biodiversidade - Proteção ao Pampa. O convênio terá o aporte de US$ 5 milhões, através da Global Enviroment Facility (fundo global do meio ambiente) e contrapartida do Estado de US$ 6,1 milhões. O RS Biodiversidade objetiva a proteção e a recuperação da biodiversidade em propriedades rurais inseridas no bioma pampa e será gerenciado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).
A governadora Yeda Crusius assinará o convênio com os representantes do Banco Mundial em cerimônia a ser realizada no escritório da instituição, em Brasília. O ato contará com as presenças dos secretário estaduais do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto e do Planejamento, José Alfredo Pezzi Parode, do secretário adjunto do Meio Ambiente, Niro Afonso Pieper, do coordenador técnico do Programa RS Biodiversidade, João Manuel Trindade, entre outras autoridades. Para Giancarlo, o aporte financeiro para projetos de conservação é uma ação concreta do Estado para a preservação e recuperação do pampa.
O projeto teve a concepção entre as secretarias estaduais do Meio Ambiente, Agricultura e Planejamento, além da Emater e da Fundação de Pesquisas Agropecuárias (Fepagro) e é fundamental para a execução de ações de conservação para garantir a riqueza de espécies e ecossistemas. O programa contará com uma unidade de gerenciamento (UGP), com sede na Sema, um comitê estadual e quatro comitês locais de acompanhamento. Será desenvolvido um projeto piloto em 13 Unidades Demonstrativas (UDs), propriedades rurais que aplicam práticas de manejo eficientes e sustentáveis no seu processo produtivo.
(Sema, 25/05/2010)