O papel continua na lista dos produtos de maior impacto ambiental. Por isso, a Procempa, através do Programa Procempa Verde, realiza a partir desta segunda-feira até o dia 27 de maio, o 2º Recicla Procempa - da árvore ao papel. O evento, em formato de seminário, tem por objetivo capacitar o grupo de colaboradores da empresa com o objetivo de combater o desperdício de papel nas atividades diárias.
— A idéia é conscientizar sobre a importância de combater o desperdício no uso do papel, já que a redução de impressões, por exemplo, implica não só na diminuição do consumo, como também de outros itens como toner, energia elétrica e desgaste dos equipamentos — avalia o diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski.
Ao todo, quatro palestrantes vão apresentar o processo de produção do papel, as novas tecnologias da indústria, os benefícios da reciclagem e o que podemos fazer para reduzir nosso impacto no meio ambiente: o engenheiro químico e especialista em Meio Ambiente da CMPC Celulose Riograndense, Mauricio Bandeira Pereira, o químico industrial e gerente de produção do Grupo Melitta, Márcio de Moura, o consultor florestal Floriano Isolan e o administrador de empresas e diretor da Sinpasul e da PSA Papeis, Thiago Porciúncula.
Reciclagem
Depois das palestras, com previsão de 40 minutos de duração, haverá uma oficina de reciclagem montada nos jardins da empresa, onde cada colaborador poderá confeccionar seu próprio papel reciclado. O curso de reciclagem fica por conta da Apae Porto Alegre, que estará presente com alunos e professores para capacitar os grupos da Procempa. A componente social também aparece no Programa Procempa Verde, já que a companhia assinou convênio com a associação onde fica estabelecido que todo material utilizado será doado, posteriormente, à nova escola da Apae.
IBM é convidada especial
Na abertura, que ocorre nesta segunda-feira, na AABB, em Porto Alegre, serão capacitadas lideranças em um dia inteiro de atividades. Além da palestra “Da árvore ao papel”, que ficou a cargo da Celulose Riograndense, a IBM apresentará o projeto “Smarter Planet”, que contempla as iniciativas sustentáveis da multinacional da informática. No cronograma, está prevista oficina de reciclagem com a Apae e a apresentação do Projeto Girassol, uma iniciativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), através do núcleo de educação ambiental.
(Zero Hora, 24/05/2010)