A coleta de lixo conteinerizada começou no sábado em Venâncio Aires, em caráter experimental. A Avenida Ruperti Filho e a Rua 1º de Março são as primeiras vias a receber o novo método. Conforme o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, José Cândido Faleiro Neto, a equipe da empresa Conesul trabalha na instalação dos equipamentos que poderão já ser utilizados pela comunidade. “Será de forma experimental, devido à necessidade de a equipe se adequar ao serviço e também para que a comunidade se adapte ao novo formato”, explica.
O sistema de recolhimento de lixo oportunizará que os moradores coloquem os resíduos em qualquer momento no contêiner. “Como o equipamento é fechado, não haverá mais aquele acúmulo de lixo nas lixeiras tradicionais e nem animais espalhando os resíduos”, destaca Faleiro. Cem pontos na cidade, nas principais ruas, ganharão os equipamentos nessa primeira fase de mudança. No restante do município, o recolhimento continuará sendo feito pelo caminhão e pelos funcionários da empresa responsável. A proposta da administração municipal, a médio/longo prazo, é ampliar o sistema.
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos também realiza alterações em locais de quatro paradas de ônibus, para possibilitar maior mobilidade e fluxo no trânsito das ruas Osvaldo Aranha e General Osório. A partir de hoje os dois pontos da Osvaldo Aranha, próximos ao posto de combustível Shell, serão alterados para a XV de Novembro. A parada de descida será instalada ao lado do Clube Sete de Setembro. Já para pegar o ônibus, as pessoas deverão se encaminhar até a parada que ficará na XV, quase esquina com a Rua Júlio de Castilhos.
As mudanças na General Osório entrarão em vigor a partir do dia 1° de junho. Ambas as paradas para pegar e descer do coletivo, que ficam próximas ao Supermercado Krofam, serão trocadas para a quadra da empresa Imprimex. As trocas, conforme José Cândido Faleiro Neto, são necessárias para melhorar o tráfego. “Na Osvaldo Aranha enfrentamos um sério problema com as paradas, pois ficam perto da sinaleira e geram um acúmulo de veículos, dificultando a passagem quando o ônibus encosta na parada”, explica. Além dessas alterações, entra em vigor hoje a preferencial nas ruas Jacob Becker e Barão do Triunfo, no trecho próximo às ruas Satur Costa e Guido Paulo Schmidt.
(Gazeta do Sul, 24/05/2010)