A petrolífera britânica BP (British Petroleum) aceitou pagar uma indenização de mais de 75 milhões de dólares pelo vazamento de óleo no Golfo do México, causado pela explosão e afundamento de uma de suas plataformas. O secretário do Interior dos Estados Unidos, Ken Salazar, fez o anúncio ontem - depois de se reunir com os diretores da BP na sede central da empresa, em Houston, no estado do Texas.
A multa de 75 milhões é a máxima permitida pela lei norte-americana em casos de desastres ambientais, mas há forte pressão para que a BP pague uma indenização ainda maior. Especialistas calculam que todo o custo de limpeza passará da casa dos bilhões de dólares.
Salazar ainda criticou a atuação da petrolífera em relação às dificuldades de conter o vazamento, que já dura 33 dias e ameaça causar um desastre natural e econômico em toda a costa americana banhada pelo Golfo do México. Há, inclusive, a possibilidade de o governo norte-americano assumir o controle da operação, deixando para a BP a conta do serviço. "Estou frustrado com a British Petroleum por ela ter sido incapaz de pôr fim a esse vazamento de óleo e impedir que a poluição se espalhe", disse Salazar após visitar a sede da empresa petrolífera.
(Correio do Povo, 24/05/2010)