Japão, China e Coreia do Sul concretizaram hoje as bases de um plano de ação conjunto para combater a mudança climática, as tempestades de areia e outros desafios ambientais nos próximos cinco anos, informou a agência local Kyodo.
O acordo foi feito durante uma reunião de dois dias dos ministros do Meio Ambiente dos três países em Hokkaido (norte do Japão), prévia à cúpula de seus respectivos chefes de Governo que será realizada em 29 de maio em Jeju (Coreia do Sul).
Em comunicado emitido ao término da reunião, os ministros também respaldaram a ideia de criar uma comunidade do Leste da Ásia, impulsionada pelo primeiro-ministro do Japão, Yukio Hatoyama, destacando que a cooperação meio ambiental será um elemento-chave para esse fim.
O plano de ação aborda a colaboração dos três países em dez áreas ambientais, com destaque para as medidas contra a mudança climática.
Neste sentido, Japão, Coreia do Sul e China acordaram estreitar a cooperação tecnológica para limitar as emissões de CO2, assim como promover medidas contra a poluição nos países em desenvolvimento e lutar contra o tráfico de "lixo" eletrônico.
Além disso, os três países decidiram empreender um estudo este ano para determinar modos de combater as tempestades de areia que esporadicamente castigam a região procedentes dos desertos da China.
(Efe, Folha.com, 22/05/2010)